RECEBA A NOSSA DIVULGAÇÃO




O Sistema Fecomércio RJ

O Sistema é composto pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), que reúne 59 sindicatos patronais, representando mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho formais do estado. A entidade contribui na elaboração de políticas públicas, e desenvolve soluções para dinamizar o empreendedorismo econômico e facilitar o ambiente de negócios no estado do Rio de Janeiro.

Por intermédio do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) é disponibilizado programas voltados à saúde dos trabalhadores do comércio, além de atividades de cultura, educação e lazer e saúde, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove o incremento na inovação e tecnologia para a capacitação e educação profissional voltada para o setor terciário. A entidade possui, ainda, uma área de pesquisas, representada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC RJ).

Sobre o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade – IFeS

O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade – IFeS, integrante do Sistema Fecomércio RJ, foi criado em 2021, como um meio de estabelecer uma alternativa segura na implantação de programas que potencializam o desenvolvimento do empreendedorismo social e ambiental, promovendo o crescimento e amadurecimento empresarial e das instituições.

A fundação do IFeS estabelece o entendimento de que a sustentabilidade caminha na mesma direção e em paralelo ao desenvolvimento econômico, garantindo a manutenção do negócio alinhado às leis vigentes, e às expectativas do consumidor, cada vez mais exigente com os comportamentos éticos e ambientalmente sustentáveis das empresas. O IFes estabeleceu linhas de ação prioritárias em temáticas associadas à gestão de resíduos, gestão de recursos hídricos, economia do mar e economia criativa todas alinhadas ao desenvolvimento econômico, empreendedorismo social e responsabilidade ambiental pilares dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.



www.portaldocomercio.org.br



© Todos os direitos reservados ao FITS Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade.